Impressão offset digital x tradicional: Prós e contras.

escala

Todo projeto de design é diferente. Quando se trata de tomar uma decisão final sobre o processo de impressão comercial a escolher, os designers devem levar em consideração a qualidade e o volume que desejam, seu orçamento e prazo disponível.

As duas principais formas de impressão comercial são a impressão offset digital e a tradicional, ambas com seus prós e contras. Antes de tomar sua decisão final, considere seus aspectos e o que deseja em seu trabalho de impressão e tome uma decisão consciente.

Prós e contras da impressão digital

PRÓS

A impressão digital é incrivelmente rápida, tornando-a ideal para impressões de cartões de identificação e projetos com um prazo apertado. A impressão offset tradicional tem uma mudança muito mais lenta devido à configuração, então considere seu prazo cuidadosamente ao escolher qual tipo de impressão comercial.

Se o prazo é curto e você está ficando sem tempo, a impressão digital pode ser sua melhor escolha.

As preocupações orçamentárias são extremamente importantes ao escolher como imprimir seu projeto.

Se você tiver um trabalho de impressão de baixo volume, a impressão digital é muito mais rentável do que a impressão offset tradicional.

Uma das principais vantagens da impressão digital é a precisão da prova que ela permite. Amostras extremamente detalhadas podem ser feitas com seu trabalho de impressão de forma rápida e econômica, permitindo que você mantenha uma amostra em suas mãos, que será recriada exatamente na execução final.

Outra grande força da impressão digital é a facilidade com que o texto, as imagens e as cores de um projeto podem ser personalizados durante o processo de impressão sem desacelerar significativamente. Se você precisa personalizar diferentes partes da execução de impressão, para diversas campanhas de marketing, por exemplo, as impressões de impressão de dados variáveis são de longe a melhor opção em termos de velocidade e acessibilidade.

CONTRAS

Quais são os contras da impressão digital? Bem, apesar de as impressoras digitais melhorarem constantemente, elas ainda não conseguem combinar a qualidade da cor e a flexibilidade das impressoras offset tradicionais, que oferecem uma gama mais ampla de opções de papel, tinta e acabamento e ainda usam o sistema de compatibilidade Pantone para oferecer cores com precisão.

As impressoras digitais usam um processo de impressão em quatro cores utilizando um processo de correspondência de cores para simular cores, que não podem competir com as impressoras offset tradicionais.

Outra fraqueza é que as tintas de impressora digitais não são totalmente absorvidas no papel de impressão, o que significa que rachaduras podem aparecer na cor perto de bordas dobradas na publicação final. Este não é um problema na impressão offset tradicional.

Também é importante lembrar que a impressão offset tradicional pode ser mais rentável que a impressão digital para impressões de maior volume, uma vez que o preço unitário individual diminui.

Considerando a qualidade superior da impressão offset tradicional, uma impressora offset tradicional é uma escolha melhor para impressões de alto volume do que uma impressora digital.

Prós e contras da impressão offset tradicional

PRÓS

Os prós da impressão offset tradicional são claros. Continua a ser o melhor tipo de impressão de qualidade disponível para designers gráficos, particularmente quando se trata de qualidade de imagem. A tecnologia desenvolveu-se para que o sistema de computador para chapa (CTP) ofereça uma precisão e qualidade superlativas.

Como mencionado anteriormente, a impressão offset tradicional permite mais opções quando se trata de materiais impressos. Muitos projetos de design gráfico exigem tipos e tamanhos de papel incomuns, tintas e acabamentos especializados. Se este for o caso com o seu projeto, você deve usar uma impressora offset tradicional. Os efeitos especiais, como os vernizes localizados, são de melhor qualidade quando feitos através da impressão offset tradicional.

A combinação do sistema Pantone Matching e as tintas Pantone tornam as impressoras offset tradicionais a melhor escolha quando o controle completo é necessário e a precisão da cor é primordial. O processo de quatro cores usado para impressão digital simplesmente não pode competir com impressoras offset tradicionais, portanto, se as cores contam opte pela impressão offset tradicional.

Se o seu projeto de design gráfico for alto volume, a impressão offset tradicional não é apenas mais rentável, mas pode ser mais rápida. Grande parte dos custos e do tempo envolvidos com a impressão offset tradicional dizem respeito à preparação e configuração da impressora. No entanto, se você tiver um trabalho de impressão de alto volume, os custos unitários são drasticamente reduzidos, porque uma vez concluída a configuração, as unidades extras são relativamente baratas para imprimir.

CONTRAS

Quais são os contras da impressão offset tradicional? É muito mais difícil personalizar os trabalhos de impressão durante a impressão, pois a configuração da impressora precisa ser ajustada. Isso pode ser bastante demorado, particularmente quando comparado à impressão digital, que talvez seja a melhor opção para trabalhos de impressão que exigem muita personalização dentro de um curto espaço de tempo.

A impressão tradicional também é mais lenta e mais dispendiosa para trabalhos de impressão de menor volume que a impressão digital. Isso é devido ao tempo necessário para configurar uma impressora tradicional para um trabalho, o que eleva os preços unitários individuais para impressões mais curtas.

Resumo

Sua escolha do processo de impressão comercial dependerá de suas demandas de qualidade e volume, orçamento e cronograma. Indique cuidadosamente o que você precisa antes de seguir as diretrizes acima e tomar sua decisão final. Lembre-se, as impressoras comerciais estão lá para ajudar, então entre em contato com eles para obter mais conselhos sobre seu projeto.